terça-feira, 8 de setembro de 2009

O carro elétrico fabricado no Brasil

Modelo a ser lançado pela Fiat em 2011, semelhante ao Palio Weekend, tem uma enorme bateria de cloreto de sódio, o sal de cozinha.

Ainda que bivolt (pode ser alimentado a partir de tomadas de 110 ou 220 volts) e com desempenho de cinco centavos por quilômetro rodado, o primeiro carro movido a eletricidade a ser fabricado no Brasil terá motor de apenas 38 cavalos, metade da potência de um carro de 1.000 cilindradas.

Outro fator que deve desanimar os consumidores é a autonomia da sua bateria: apenas 120 quilômetros, um quarto do que roda um carro a combustão sem precisar abastecer. Quanto ao preço, o modelo custaria R$ 150 mil se fosse lançado hoje, o triplo do que se cobra por um Palio Weekend convencional.
Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/economia/negocios/o-carro-eletrico-fabricado-no-brasil/?ga=dptf3

Palio Weekend Elétrico - O Palio Weekend Elétrico nasceu de uma parceria firmada entre a Fiat Automóveis, a hidrelétrica Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO, além de outros colaboradores provenientes de empresas de tecnologia e instituições de pesquisa. A deliberação de fazê-lo funcionar unicamente com eletricidade é reflexo do momento que a indústria automobilística vivencia na busca por uma alternativa definitiva de energia limpa e de baixo custo.

O Palio Weekend Elétrico é totalmente movido a energia elétrica. Ele está equipado com um motor que gera potência máxima de 15 Kw (20 cv) e torque máximo de 50 Nm (5,1 kgfm). Sua energia é proveniente de uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, e sua autonomia é de 120 km.

Externamente o Palio Weekend Elétrico é idêntico às versões que são movidas a combustível líquido ou gasoso. Porém, é no interior que ele se diferencia dos demais modelos com motor de combustão interna. Ao invés da tradicional alavanca de mudanças de marchas, há um artefato do tipo joystick que pode ser posicionado em três posições – Drive, Neutro e Ré.

Fonte: http://www.mecanicaonline.com.br/especiais/2008/10/salao%2Bdo%2Bautomovel%2Bbrasil/10%2Bfiat.htm