quinta-feira, 5 de março de 2009

Dia da Música Clássica é celebrado em todo o Brasil

Aniversário de Villa-Lobos


Desenho de Bruno Liberati - Portal VivaMúsica!

Exclusivo Em 2005, profissionais do setor se reuniram para decidir o dia da celebração da música clássica. A data escolhida, 5 de março, celebra o nascimento do compositor Villa-Lobos, principal nome da música clássica brasileira. Também concorriam os aniversários de Carlos Gomes e José Maurício Nunes Garcia. Ouvintes da rádio MEC, na época, puderam participar da escolha.

O Dia da Música Clássica é oficial na cidade do Rio de Janeiro desde 2006, por decreto do prefeito César Maia. No estado, o governador do Rio, Sérgio Cabral, assinou na Assembléia Legislativa uma lei que oficializou a data. No dia 13 de janeiro deste ano, o Presidente da República instituiu, através de decreto, o dia 05 de março como o Dia Nacional da Música Clássica.

Confira a programação para hoje de música clássica no Brasil:

Comemorações no Rio de Janeiro

Na capital, as comemorações pelo 5 de março começarão cedo, às 10h. Haverá uma homenagem na Câmara Municipal, com entrega de moções de congratulação a personalidades e instituições da cena clássica carioca. A iniciativa é da vereadora Aspásia Camargo (PV).

O Museu Villa-Lobos realiza o evento “Villa-Lobos e Eu”, no qual músicos que conviveram com o patrono dos clássicos relatam suas experiências ao lado do mestre, às 14h, entrada gratuita.

No Conservatório Brasileiro de Música o dia será de portas abertas para uma “Maratona Clássica”, com seis horas de concertos e palestras gratuitos.

O filme “Villa-Lobos – Uma vida de paixão”, de Zelito Viana, será exibido no
Centro Municipal de Referência da Música Carioca, às 15h. O evento é gratuito. A programação do mês, que vai do dia 5 ao 26 de março, terá Villa-Lobos como tema de todos os concertos e filmes.

Sala Baden Powell (às 20h30), Série Música no Museu e Igreja da Candelária (ambos às 18h30) também realizarão concertos especiais pelo Dia da Música Clássica.

Será realizado um evento musical na estação Central do Brasil, a partir das 17h. O evento, uma “intervenção musical” com o Quinteto Villa-Lobos, tem como idéia apresentar meia hora de música clássica no saguão do “Espaço Cultural Fernanda Montenegro”.

O VivaMúsica! reverencia Villa-Lobos na Confeitaria Colombo com o Duo Milênio às 12h15 no mesmo local onde Villa-Lobos ganhava a vida como violoncelista antes da fama. Confeitaria Colombo: Rua Gonçalves Dias, 32 - Centro. Grátis.

O Centro Cultural Banco do Brasil, que fica na Rua Primeiro de Março, no Centro, terá apresentação da PianOrquestra, ao 12h30.

Comemorações em São Paulo

Osesp abre temporada com seu novo maestro, Yan Pascal Tortelier. Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Yan Pascal Tortelier, regente. Sala São Paulo - Pça. Julio Prestes, s/n – Luz. Tel.: (11) 3367-9500. R$ 30 a R$ 104. Há meia-entrada para estudantes e idosos.

No CCSP haverá Concerto ao meio-dia na Sala Adoniran Barbosa. 5 de Cordas com: Luiz Amato e Mauricio Takeda (violinos), Newton Carneiro (viola), Adriana Holtz (violoncelo) e Gê Côrtes (contrabaixo). Entrada franca (a bilheteria será aberta com duas horas de antecedência).


Comemorações no Nordeste

Para comemorar o primeiro ano da nova data, o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, realiza o evento “Música Clássica: um direito de todos”. Nesta quinta-feira, as portas do Teatro Alberto Maranhão estarão abertas, gratuitamente, para apresentar 10 atrações do cenário da música clássica potiguar.

Comemorações no Centro-Oeste

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande realiza às 20 horas, no Museu Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas, no Mato Grosso do Sul, concerto especial com convidados em homenagem ao compositor Villa Lobos. Além de Villa Lobos, o concerto terá também obras de Georges Bizet, Guerra Peixe, Antonio Vivaldi e Piotr Tchaikovsky.

Daniele Carvalho -http://www.opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=22391