terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Turismo sustentável - O melhor da Europa!

Fonte: visiteurope.com

Você deseja degustar comidas típicas regionais deliciosas e saudáveis de cada estação, ficar em acomodações inovadoras ou tradicionais administradas por famílias na Europa, viajar de forma ecologicamente correta e socialmente responsável – e pagar preços justos para desfrutar de uma experiência de viagem excepcional?

Turismo sustentável é isso!

Muitas medidas ambientais são tomadas nos bastidores de hotéis, pousadas ou locais de acampamento: por exemplo, conservação da água, lâmpadas que economizam energia elétrica, materiais de limpeza ecologicamente corretos e reciclagem.

Outras medidas o envolvem ativamente como visitante a cidades, campos, montanhas e litoral: bilhetes de transportes públicos para o visitante, informações sobre o meio ambiente do local, atividades de lazer ecologicamente corretas e pratos típicos regionais preparados com produtos locais oferecem uma escolha a você.

Se deseja experimentar o melhor da Europa, dar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do seu destino de passeio e voltar para casa com um sorriso, siga algumas sugestões:

Obtenha informações:

Faça pesquisa prévia para obter uma idéia melhor sobre a riqueza e a diversidade do produto de turismo sustentável em seu país de interesse antes de começar a viagem: sites especiais na Internet e revistas sobre viagens podem ajudá-lo a obter informações sobre as várias ofertas de operadores de turismo, empresas de acomodação, destinos, atrações e atividades de verão e inverno.

Serviços de informações para turistas:

Em alemão

  • www.fairunterwegs.org Informações importantes sobre todos os países, dicas para preparação e estada (em alemão).
  • www.vertraeglich-reisen.de Revista anual impressa e on-line com artigos, dicas e produtos turísticos (em alemão).
  • www.forumandersreisen.de Rede com mais de 100 operadores de turismo especializados que oferecem pacotes de turismo altamente sustentável.
  • www.eco-travel.de Pacotes e serviços de viagem recomendados pelo portal ECO-WORLD (em alemão).
  • www.zukunft-reisen.de Dicas e orientações passo-a-passo para turistas, para ajudá-los a fazer suas opções (em alemão).

Escolha trens e transporte público para viajar até o seu destino e enquanto estiver viajando por ele:

é menos danoso ao meio ambiente e menos estressante para você. “Mobilidade suave”, como é chamada freqüentemente, é possível em todos os destinos; e alguns oferecem até mesmo “cartões de visitantes” para uso gratuito do sistema de transporte público, como na Floresta Negra na Alemanha. E se voar: compense a sua emissão de CO2 fornecendo apoio a algum fundo de compensação de carbono.

  • www.soft-mobility.com Rede européia de destinos e serviços turísticos que oferecem suporte à “mobilidade suave” de seus usuários.
  • www.atmosfair.com Fundo de compensação de carbono.
  • www.alpine-pearls.com Grupo de destinos alpinos que oferecem excelente mobilidade sem a necessidade do seu próprio carro.

Procure por serviços de acomodações com certificação ecológica no destino de sua preferência:

Mais de 3.000 hotéis, locais de acampamento, pousadas, empresas de acomodação de grupos e imóveis de veraneio na Europa receberam um prêmio ecológico por seus altos padrões ambientais.

Peça informações sobre eventos especiais, atrações e atividades que o ajudarão a experimentar a cultura e natureza locais de forma responsável.

Muitas agências de turismo podem fornecer dicas para o turismo responsável e endereços de guias turísticos e agências de viagem locais que cuidam do meio ambiente e das necessidades sociais da população local, ao mesmo tempo em que proporcionam uma experiência sem igual.

“Coma e beba seu destino” no que ele tem de melhor:

Pratos especiais feitos com ingredientes frescos plantados no próprio destino (de forma que utilizem menos transporte aéreo para chegarem à mesa), preparados de forma tradicional ou criativa, com ou sem carne… a escolha é sua. Em alguns destinos, um logotipo de marca regional o ajudará a identificar produtos ou souvenires que ajudam a reforçar a economia local e também garantem emprego e receita para a população local. Peça recomendações à agência de viagens ou a uma loja de alimentos orgânicos.

“Bom dia”, “por favor” e “obrigado”

“Guten Tag", "Bitte" e "Danke schön", "Bonjour", "s’il vous plaît" e "merci"... algumas palavras no idioma local do país que estiver visitando irão surpreender de forma positiva seus anfitriões e as pessoas na rua. As livrarias oferecem guias de viagem práticos para todos os países, com um pequeno dicionário e recomendações especiais para viagens responsáveis.

E:

Muitos hotéis e destinos talvez lhe peçam para contribuir com seus esforços na economia de seus recursos ambientais e sua herança natural, por exemplo, simplesmente usar as mesmas toalhas por mais de um dia ou manter distância de ninhos de pássaros. Faça isso!

Etiquetas ecológicas

Na Europa, há muitos certificados, etiquetas, prêmios e marcas ambientais para serviços de turismo. No total, existem mais de 5.000 empresas de acomodação, praias, marinas, destinos e pacotes turísticos certificados que efetivamente:

  • Protegem a natureza e as paisagens.
  • Compram produtos e alimentos orgânicos locais e ecologicamente corretos.
  • Reduzem o consumo de energia e água e utilizam energia renovável.
  • Garantem o tratamento adequado de esgoto e reciclam o lixo.
  • Utilizam e recomendam o transporte público e ecologicamente correto.
  • Informam aos seus visitantes sobre suas atividades e alternativas ecologicamente corretas.