terça-feira, 5 de maio de 2020

A Pedagogia de Emergência e a Pandemia

A nossa vida quotidiana está cada vez mais limitada pela crise do corona. Muitas pessoas estão preocupadas e especialmente as crianças estão assustadas com esta situação. No entanto, o medo e o stress enfraquecem o sistema imunitário. Portanto, além de interromper as cadeias de infecção e as medidas de higiene necessárias, é particularmente importante pensar no fortalecimento psicossocial e na melhoria da resiliência."

Segue a atual série de vídeos do  Freunde der Erziehungskunst (Amigos pela Educação), que reúne diversos educadores membros do movimento "Pedagogia de Emergência". Este movimento iniciou em 2006 com Bernd Ruf, professor Waldorf alemão especializado em crianças com deficiência. A ele se juntaram diversos outros educadores e terapêutas antroposóficos que começaram a atender crianças, jovens e adultos vítimas de conflitos armados e desastres naturais. O trabalho deste grupo é atuar terapêutica e pedagogicamente para ajudar a cicatrizar o trauma vivenciado e incorporá-lo de forma positiva à própria biografia.

Os vídeos a seguir apresentam os métodos da Pedagogia de Emergência que contribuem para o fortalecimento psicossocial e, portanto, também para o fortalecimento do sistema imunológico.
Fonte: pedagogiadeemergencia.org